Galerias de Arte em Portugal
O aparecimento de galerias de arte em Portugal, no seu formato primordial, remete-nos à década de 1930. Este aparecimento, comparativamente ao resto do mundo, é bastante tardio. Em Paris (França), projetos desta natureza começaram a surgir na década de 1850, em Londres (Reino Unido) as primeiras galerias surgem na década de 1860.
Em Portugal, a criação de galerias de arte foi desenvolvida pela necessidade de artistas e curadores de terem um espaço onde expor os objetos artísticos, e não pela existência de um público comprador interessado. Esta particularidade fez com que a evolução de galerias de arte em Portugal fosse mais tumultuosa e mais demorada, comparativamente com outros países. Havia uma inexistência do colecionismo de arte contemporânea, que era e continua a ser fundamental para a existência de galerias de arte.
Galeria de Arte em Portugal: definição
Segundo a informação em PorData, uma galeria de arte é um “local de exposição e simultaneamente de venda de obras de artes plásticas com calendarização e temporada definidos, com fins lucrativos”. Cada galeria de arte pode definir-se por estilos através da sua seleção de artistas residentes. Poderá ser uma galeria que opta por artistas mais vanguardistas ou por artistas que trabalham sobre momentos históricos; artistas emergentes ou artistas mais reconhecidos. Cada galeria de arte deve definir uma abordagem mais conservadora ou mais desafiadora e, tem uma componente cultural, ligada aos artistas e críticos, e uma componente comercial, relacionado com os colecionadores.
Segundo a mesmo fonte, PorData, em 2021 existiam 901 galerias de arte em Portugal, mais 70 comparativamente com o ano de 2020.
Galerias de Arte em Portugal: a atualidade
Nunca houve tantas galerias de arte em Portugal como existe atualmente. No entanto, no período entre 2009 e 2016, houve uma diminuição de novas galerias causada pela crise financeira sentida por toda a Europa. A criação de galerias de arte proporcionou novas vias de sucesso para os artistas, alterando a paisagem artística. Nascidas em âmbito de iniciativas individuais, as galerias dinamizam o campo cultural e contruem uma alternativa desafiadora ao panorama institucional.
Cada vez mais existe uma maior participação das galerias de arte em Portugal em feiras internacionais. Esta participação faz com que as mesmas ganhem um reconhecimento internacional e estatuto em panorama internacional. Esta característica da realidade atual altera o aspeto do modelo de uma galeria, a sua durabilidade.
Muitas galerias não se restringem a exposições, como por exemplo exposições de fotografia, mas englobam outras atividades, como visitas guiadas, workshops, ateliers, conversas e debates, que fidelizam as pessoas à galeria.




